Miguel P. Maduro

Miguel Poiares Maduro foi Investigador Associado no Contraditório entre Fevereiro e Dezembro de 2010.

Miguel Poiares Maduro, n. 1967, é Professor no Instituto Universitário Europeu de Florença, Professor Convidado da Yale Law School e continua a leccionar na Universidade Nova de Lisboa. Até Outubro de 2009 foi Advogado Geral no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias

Miguel especializou-se e leccionou cursos em Direito Europeu, Direito Económico Internacional, Direito Constitucional e análise institucional comparativa.

Foi Professor Convidado em várias instituições académicas, entre as quais University of Chicago Law School e London School of Economics.

É doutorado com distinção no Instituto Universitário Europeu e licenciado em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Foi o primeiro vencedor do Rowe and Maw Prize e do prémio Obiettivo Europa (para a melhor tese de doutoramento do IUE). Foi Investigador Convidado na Universidade de Harvard como US-EU Fulbright Research Scholar.

Miguel é um dos directores do programa L.L.M. Law in an European and Global context, na Universidade Católica - Global School of Law.

Publicou vários artigos, em diferentes idiomas, sobre Direito Europeu, Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito Económico Internacional. Em 2006 publicou “A Constituição Plural - Constitutionalismo e União Europeia” (Lisboa, Principia, 2006) e o seu primeiro livro não jurídico, “Crónicas de um Peixe Fora de Água” (Lisboa, Entrelinhas, 2006).

Recebeu do Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio, a Comenda da Ordem de Santiago da Espada por mérito literário, científico e artístico.

  • Artigos

  • Este membro não tem artigos publicados no Contraditório