" Matilde é co-fundadora e vice-presidente da Direcção do Contraditório "

Matilde Pais

Matilde Monteiro Pais, n. 1983, é investigadora do Contraditório, do qual é co-fundadora e vice-presidente. Terminou em 2013 o mestrado em Psicologia da Música (Universidade de Roehampton, Londres).

Matilde estudou na Escola Alemã de Lisboa (Abitur) e formou-se em Direito na Universidade Nova de Lisboa, tendo participado no programa Erasmus em Milão.

Matilde começou a ter contacto com diferentes actividades artísticas desde criança, em particular com a música. Terminou o 6º ano de flauta transversal no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa. Participou em vários concertos como flautista, a solo, em música de câmara, orquestra e big band e como membro de vários coros, actividade em que ainda hoje participa.

Participou no VII Seminário de Estudos Europeus (2005/2006), organizado pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, o qual incluía uma formação profissional no atelier de produção da Gazeta da Europa (CENJOR). Actualmente está a co-criar um programa para a Cambridge 105 radio, rádio local, e é voluntária na Radio Addenbrooke´s, uma estação de rádio no hospital de Cambridge.

Em 2008, em Bruxelas, Matilde trabalhou na Unidade de Educação para adultos da Comissão Europeia. Foi ainda assistente do departamento de assuntos jurídicos na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER) até ao final da presidência portuguesa da UE, em 2007.

Já deu aulas de música a crianças entre os 6 e os 10 anos em Portugal e hoje colabora em workshops de dança e histórias para crianças em Cambridge.