Educação direccionada pela criança

Assunto

Paradigmas de Educação

Rating

3.50/5(2 votos)

 

Descrição da Ideia

A curiosidade é uma característica natural de qualquer criança. Consequentemente, a aprendizagem pode ocorrer através de uma simples exploração do meio que nos rodeia. Prof. Sugatra Mitra é um dos mais importantes promotores de métodos de educação direccionados pela própria criança, tendo estudado um conjunto de situações onde isto poderia ocorrer. Um dos seus primeiros projectos, the Hole in the Wall, consistiu em criar um ambiente educativo que fosse o menos intrusivo possível. Foi instalado um computador numa favela em Nova Deli com acesso rápido à internet. Crianças iliteradas puderam então aprender por elas próprias sem qualquer tipo de instrução. Este projecto foi agora estendido e abrange a concepção e desenvolvimento de ambientes de educação auto-organizados (Self-Organised Learning Environments - SOLE) num projecto chamado “School in the Cloud”. Estes modelos baseiam-se numa aprendizagem pela descoberta em vez de uma aprendizagem prescritiva. Assim, as crianças são completamente livres para aprenderem com a mínima interferência de um adulto, excepto para algum incentivo ou elogio.

Registe-se ou faça login para participar na votação

Participe na discussão

O Contraditório confere a todos os utilizadores o direito de acederem, rectificarem e eliminarem os respectivos dados pessoais. Os dados recolhidos destinam-se apenas à identificação do autor da mensagem.


Código de validação

Comentários (1)

  • João 9 Setembro 2013, 10:10 GMT
    O sistema de ensino em Portugal esta cada vez mais robotizado, obrigando as crianças a aprender de forma sistémica muito cedo, antes ainda da primária, limitando a meu ver a imaginação e até mesmo uma infância saudável de desenvolvimento cognitivo.