Redefinição de fronteiras

Assunto

Paradigmas de Educação

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Descrição da Ideia

Onde estão as linhas definidoras na Educação? Idade? Rendimento? Capacidade? Sexo? Necessidade da Comunidade? Desejo estatal? Estatuto social? O que é aprendizagem? Quando acontece? Como acontece? Apesar de inúmeras tentativas de encontrar respostas a estas questões, respostas definitivas não foram encontradas e a evolução destas questões influencia como e o que imaginamos ser Educação. Preconceitos individuais e comunitários na procura destas respostas respondem a uma necessidade de reafirmação, assim como de atender a problemas práticos. É um choque entre imaginação e realidade que às vezes retarda o desenvolvimento da concepção de grandes questões educativas. Se sugerir que uma criança de 2 anos pode ser mais inteligente do que um adulto de 50, ou que a educação é um desenvolvimento espiritual não religioso assim como físico, não terá de esperar muito para ouvir gargalhadas de escárnio. É o papel do educador colocar questões como estas, apesar de pressões morais, práticas, intelectuais e emocionais, e esperar uma redefinição e consequente interdisciplinaridade que pode ou não daí advir.

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