Individualismo

Assunto

Filosofia Política

Rating

5.00/5(3 votos)

 

Descrição da Ideia

O individualismo vê o indivíduo como a unidade elementar da análise social. Enfatizamos a dignidade de cada indivíduo, o que prevê a existência de direitos e responsabilidades. É um mal-entendido, tanto no plano ético como científico, pensar que o individualismo envolve um sistema de valores egoísta. O egoísmo ético é incompatível com a ideia de que os indivíduos são fins em si mesmos e com a defesa dos direitos individuais.

Registe-se ou faça login para participar na votação

Participe na discussão

O Contraditório confere a todos os utilizadores o direito de acederem, rectificarem e eliminarem os respectivos dados pessoais. Os dados recolhidos destinam-se apenas à identificação do autor da mensagem.


Código de validação

Comentários (1)

  • Mariana Beija 13 Março 2013, 7:30 GMT

    Ao tratar um indivíduo como a unidade elementar da análise social elimina-se a base de qualquer preconceito em relação a grupos. Um indivíduo tem valor por si próprio, não por fazer parte de qualquer grupo. Assim, não interessa qual o seu sexo,religião, raça, orientação sexual ou classe social. O individualismo é um elogio ao que Nilofer Merchant chama "onlyness": aquilo que apenas uma pessoa pode dar a sociedade por ser única e por ter tido experiências únicas que construíram o seu carácter e sabedoria.