O significado da música

thumb-membro

Matilde Pais

Investigadora
"A beleza da música é um fim em si mesmo?"

Publicado a 3 Abril 2013 em Educação e Cultura

Resumo

Possivelmente qualquer um de nós já se questionou sobre o sentido da música: O que significa esta música? O que é que ela significa para mim? É diferente para os outros? Há alguma mensagem social nesta música?

É uma discussão que tem também implicações práticas. Por exemplo, para a prática musical (o que deve ser ensinado na sala de aula) e para as funções da música quer estas sejam pessoais, sócio-culturais ou psicológicas.

Ultimamente, a discussão nos estudos musicais é dominada pela perspectiva absolutista que considera que o significado da música está na música strictu sensu. Depois de uma breve introdução, discutimos esta perspectiva através dos principais argumentos da sua vertente tradicional e moderna e o impacte na educação musical. Subsequentemente analisamos criticamente o absolutismo, propondo uma alternativa baseada no trabalho de Meyer. Por fim, apresentamos as conclusões. 

 

A versão integral deste estudo está disponível apenas em inglês.

Participe na discussão

O Contraditório confere a todos os utilizadores o direito de acederem, rectificarem e eliminarem os respectivos dados pessoais. Os dados recolhidos destinam-se apenas à identificação do autor da mensagem.


Código de validação