Um Sistema de Educação de Qualidade: Aprender a mudar e mudar a aprender

thumb-membro

Matilde Pais

Investigadora
"Sem perder tempo e recursos, Portugal precisa de reformas ousadas, que façam a diferença"

Publicado a 17 Setembro 2010 em Educação e Cultura

Resumo

O desenvolvimento de uma sociedade tem que passar por cidadãos livres, críticos, mais capazes de tomar decisões e de contribuir para uma sociedade mais informada e consciente. A educação tem um papel indispensável para este desenvolvimento.

Contudo, não é suficiente ter acesso à educação e dizer que se cumpre o direito à educação, previsto na Convenção dos Direitos do Homem. É fundamental investir numa educação de qualidade, pois aquilo que as pessoas sabem tem efeitos nos rendimentos individuais, na sua distribuição e no crescimento económico.

Neste estudo analisamos quais os elementos indispensáveis para a existência de um sistema de educação ao nível do que de melhor se faz no mundo e o que Portugal tem feito nesse sentido e no que pode melhorar. O segredo está na boa qualidade dos professores e ao longo deste trabalho demonstramos porquê.

Começamos por descrever os elementos fundamentais que caracterizam um sistema de educação de qualidade. No segundo capítulo analisamos o caso português, no contexto da União Europeia, e escrutinamos quais as escolhas que Portugal tem feito para definir a sua política educativa e expomos algumas recomendações. Por fim, apresentamos as conclusões.

Participe na discussão

O Contraditório confere a todos os utilizadores o direito de acederem, rectificarem e eliminarem os respectivos dados pessoais. Os dados recolhidos destinam-se apenas à identificação do autor da mensagem.


Código de validação