Eleições Legislativas 2011

"Em Maio de 2011, o Contraditório publicou a Bolsa de Valores de Ideias Políticas das eleições legislativas portuguesas"

29 Maio 2011 a 4 Junho 2011 em Eleições

Contexto

Em Maio de 2011, o Contraditório publicou a Bolsa de Valores de Ideias Políticas das eleições legislativas portuguesas. Desde a sua criação que o Contraditório defende o debate elevado, informado e esclarecedor, o escrutínio das ideias e políticas públicas e a participação cívica como elementos fundamentais para a qualidade da democracia e a responsabilização democrática.

 

Foram publicadas as ideias dos seguintes partidos: BE; CDS-PP; CDU; MEP; MPT; PAN; PCTP/MRPP; PDA; PH; PNR; POUS; PPM; PS; PSD; PTP. Até à data de lançamento da BVIP Legislativas 2011, o PPV e o PND não tinham publicado qualquer programa oficial.

- Todas as ideias oficialmente publicadas pelos partidos e reunidas por temas;

- O verdadeiro debate de ideias, sem rostos nem bandeiras, até dia 3 de Junho;

- A 3 de Junho desvendamos os partidos por detrás das ideias que mais valorizou para que nessa altura possa retirar as devidas conclusões; e

- A BVIP termina à meia-noite de dia 5 de Junho, mas a informação ficará disponível para o permanente escrutínio das ideias propostas.

 

Actualização: Com o lançamento do novo site do Contraditório, em Fevereiro de 2013, o formato da Bolsa de Valores de Ideias Políticas mudou e a valorização das ideias foi convertida para a nova escala de avaliação de ideias. No entanto, o conceito inicial mantém-se: o Contraditório defende um mercado livre de ideias.

Participe na discussão

O Contraditório confere a todos os utilizadores o direito de acederem, rectificarem e eliminarem os respectivos dados pessoais. Os dados recolhidos destinam-se apenas à identificação do autor da mensagem.


Código de validação

Comentários (8)

  • Contraditório think tank 5 Junho 2011, 09:29 GMT

    @JRuivo

    Obrigado pelo comentário.

    Inicialmente as ideias da BVIP estavam todas listadas numa só página o que permitia a ordenação alfabética de todas as ideias que podiam depois ser filtradas por um dos vários critérios oferecidos. Devido à quantidade de visitas e ao número de ideias, tivemos de paginar todas as ideias, facto que condicionou a sua ordenação sem que, no entanto, a tenhamos influenciado.

    Mas estamos já a trabalhar no sentido de melhorar a BVIP no futuro.

  • Contraditório think tank 5 Junho 2011, 09:11 GMT

    @André Silva

    Muito obrigado.

    Todas as ideias apresentadas pelos partidos políticos ficarão publicadas no site do Contraditório para, desta forma, permitir o contínuo debate e escrutínio de ideias. É sobretudo este o papel do Contraditório na democracia portuguesa: promover o debate sério e informado sobre o que é relevante para o futuro do país.

  • JRuivo 5 Junho 2011, 0:38 GMT
    O que mais me chama a atenção é a ausência do BE e da CDU no grupo dos 5. O facto do MPT também estar à frente do CDS também tem o seu interesse.

    Apesar da população ser apenas de 10, arrisco a dizer que a maioria dos votos na CDU e BE são por tradição/inércia. Por outro lado, o PS e o PSD também recolheram mais valores por terem um maior número de propostas, e até as próprias posições das mesmas na lista ajudaram.
  • André Silva 3 Junho 2011, 21:46 GMT
    Parabéns pelo excelente trabalho na recolha e compilação das ideias apresentadas. É a imparcialidade do Contraditório que faz falta na democracia portuguesa.
  • Maria do Carmo Pais 3 Junho 2011, 15:23 GMT
    Os meus investimentos estão de acordo com o partido em que vou votar!
    Vou votar em consciência!
  • Contraditório think tank 2 Junho 2011, 3:08 GMT
    A BVIP adaptou-se para responder à enorme afluência que registou nos últimos dias e assim poder continuar a prestar um serviço único à democracia portuguesa.
  • Contraditório think tank 1 Junho 2011, 7:46 GMT
    @Ana Karmo

    Obrigado pela sua mensagem. Devido ao elevado número de visitantes e à quantidade de ideias propostas a BVIP está a ter algumas dificuldades técnicas no carregamento da página. Esperamos ainda hoje ter este problema solucionado.
  • Ana Karmo 31 Maio 2011, 23:39 GMT

    Este site até parece ser bastante interessante, pela recolha exaustiva que foi feita das diversas medidas dos programas dos partidos, mas está de tal forma pesado, que é impensavel utiliza-lo, de lento que está. Qualquer linha que se toque demora MINUTOS a abrir outra pagina. Não me pareceu ser erro meu.